Perfil

Nome: The Sadgirl, mas aqui pode chamar de Filhote de Lua
Idade: 23
Signos: cão ascendente cão, libra ascendente touro
Música: The secret of Roan Inish (toda a trilha sonora)
Uma Verdade: Tudo Acontece da Melhor Forma
Uma certeza: Minha Fé e meu Amor



Outros Caminhos


A sorveira e o carvalho
em Canto: poiésis & pensamento
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Outros jeitos de dizer o que sou
















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101 coisas em 1001 dias
101 coisas
1001 dias

as tarefas

A Casa

1- Organizar a cozinha
2- Refazer meu mural magnético
3- Manter o quarto arrumado por duas semanas inteiras
4- Organizar as imagens do computador
5- Montar um caderno de receitas
6- Plantar alguma coisa na calçada de casa
7- Tornar o jardim habitável
8- Plantar ervas de cheiro em um vaso na janela da cozinha
9- Fazer brownie de chocolate

Koshari

10- Fazer uma lista com 30 coisas que o Koshari gosta
11- Fazer ele curtir, no mínimo, uma coisa dessa lista por semana até o fim da lista.
12- Tirar um filme inteirinho de 36 poses com fotos só eu e o Koshari

Beija Flor

13- Levar o Beija Flor conhecer a Tataravô
14- fazer o scrapbook digital do Beija Flor
15- Fazer apliques para todas as roupas do Beija Flor que precisam de reforma

Fé

16- Entalhar uma imagem de Hecate
17- Fazer uma teia de sonhos
18- Conseguir um baralho de tarot novo
19- Voltar a estudar o tarot
20- Montar meu altar definitivo
21- Cumprir um ciclo de rituais sazonais

Minhas mãos se movem

22- Fazer um teatro de fantoches
23- Construir um Dragão ou Leão para o Ano Novo Chinês
24- Organizar e mandar o projeto do Pêssegos (o livro) para o FAC
25- Colocar a máquina de costura para funcionar
26- Fazer um bicho de pano pro Beija Flor
27- Fazer um bicho de pano pra mim
28- Fazer bonecas comercialmente
29- Pintar 5 telas
30- Fazer uma cortina de tsurus

Meus pés se movem

31- Ir a pelo menos 2 eventos orientais esse ano
32- Visitar o Trianon
33- Visitar o Solo Sagrado
34- Ir no Hopi Hari
35- Fazer uma trilha
36- Visitar uma praia fora do Estado de SP
37- Voltar em Parati
38- Viajar de trem

Minha mente se move

39- Alugar três filmes dramáticos/românticos e assistir, mesmo que só eu queira vê-los.
40- Assistir um show do Cordel do Fogo Encantado
41- Ouvir música por 24 Hrs seguidas
42- Ler as Crônicas de Nárnia

Meu corpo se move

43- Fazer mechas azuis no cabelo
44- Fazer duas tatuagens
45- Colocar um varador na orelha
46- Passar uma semana com o cabelo preso toda vez que eu sair
47- Fazer um segundo óculos bem transado
48- Sair de noite pra dançar
49- Ir a uma rave

Minha memória se move

50- Reencontrar alguém da faculdade e beber cerveja
51- Beber cerveja com o Andrezão pelo menos uma vez por ano.
52- Ir a uma reunião de diretório do Partido
53- Fazer as pazes com alguém
54- Enviar 25 cartas pelo correio

Fazeres

55- Fazer uma festa Anos 80
56- Fazer um jantar japonês
57- Fazer um jantar para os amigos
58- Fazer um pic nic

Brincares

59- Juntar 100 bolinhas de borracha de máquina
60- Brincar de amarelinha
61- Montar e por para funcionar o Ferrorama
62- Montar um quebra cabeças de mil peças
63- Montar um quebra cabeças de 5 mil peças
64- Andar de Montanha Russa
65- Fechar o Fatal Frame 2

Conheceres

66- Aprender a tocar baixo
67- Fazer um curso de canto
68- Começar a estudar japonês
69- Aprender a bordar

Cuidados

70- Ficar uma semana a base de alimentos naturais
71- Ir ao ortopedista
72- Ir ao otorrino e descobrir se minha audição está 100% ou não

Ordenações

73- Fazer uma agenda de telefones
74- Fazer um diário por três meses (mínimo de 5 escritos por semana)
75- Enviar cartões de natal, todo ano até terminar o projeto
76- Escovar todos os meus bichos de pelúcia
77- Fotografar e catalogar todos os bichos de pelúcia da casa
78- Começar o Mestrado
79- Cumprir 20 propostas do Livro da Tribo

Conexões

80- Escrever posts com qualidade literária mínima para cada tarefa realizada
81- Atualizar o Buscas uma vez por semana (mínimo) por dois meses
82- Preparar e postar no blog uma lista de 50 livros que valem a pena
83- Preparar uma lista com 30 músicas da MPB que podem ser consideradas pagãs, e publicar junto com as letras
84- Montar e deixar on line a página sobre Bichos de Pelúcia
85- Criar um site para vender as bonecas artesanais

Aquisições

86- Comprar 5 livros novos
87- Comprar os CDs do Cordel
88- Comprar uma rede
89- Comprar ou ganhar um jogo de Tafl
90- Comprar 2 itens na loja virtual do Projeto Tamar
91- Comprar um kimono
92- Mandar fazer um uniforme de Star Trek
93- Assinar a revista Vida Simples

Eu e o mundo

94- Montar uma árvore genealógica o mais longa que eu conseguir
95- Ajudar de 5 jeitos o S.O.S. Gatinhos
96- Contar histórias para crianças em pelo menos um evento
97- Doar sangue voluntariamente
98- Participar do museu da pessoa
99- Tirar a carteira de motorista
100- Fazer um quadro de presente para a Casa de Parto

E para poeticamente chegar a um final...

101- Fazer um barquinho de papel e soltar ele no meio fio em um dia chuvoso




Layout por:

The Sadgirl

[Saturday, April 29, 2006]

Não gosto dos textos tipo "ser mãe é padecer no paraíso mas vale a pena".

Não vou dizer que não mudou nada na minha vida. Mas eu não estou com nenhum brilho fosforecente. O que mudou foi minha relação com a Deusa. Não me sinto mais envergonhada e diminuída diante dEla. Agora, cumpri minha missão: fui capaz de gerar, e isso me torna mais forte.

Mas não fiz sacrifícios terríveis, e tenho tempo para cuidar das minhas coisas. Meu amor pelo meu filho significa escolhas, não sacrifícios.

Escolhi amamentar exclusivamente, e sem saber fiz a única escolha possível para ele, que é alérgico ao leite de vaca. Amamentar doeu e sangrou mas logo isso foi superado. E mesmo nos momentos mais dolorosos, não me passou pela cabeça fazer outra coisa. Quando voltei a trabalhar, a mamadeira dele tinha como bico uma colher, que o alimentava sem me substituir, mas era ainda o meu leite. Quantas vezes o koshari não levou ele até a escola para eu amamentar...

Escolhi carregar o beija flor em um sling, um pano grande e macio (um tecido com o nome bonito de aho-poi), que respeita a coluna dele e o mantém aconchegado, uma barriga fora do corpo.

Escolhi enterrar a placenta dele sob uma árvore, para que ele não carregasse nunca no olhar a sensação de ser estrangeiro em sua própria casa, como eu.

Mas não fiz sacrifícios. Fiz escolhas, consciente ou não do que significavam. E isso não me dá chance de arrependimento nem de jogar nas costas dele os meus problemas.

Ser mãe tem valido cada hora de sono que desapareceu, cada adiamento de coisa, cada preocupação (não que tenha tido tantas assim, é mais fácil criar um filho seguindo as coisas com naturalidade).

E agora, ele vai fazer um ano, e eu me orgulho do beija flor, por tudo que ele já é. Por qualquer coisa que ele venha a ser. Mas principalmente por aquilo que ele é.


dedicado por Sarah Helena * 4:11 AM
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[Thursday, April 20, 2006]

Você tem um aluno pagão
Um guia para educadores


Pelo menos um aluno seu tem uma religião com a qual você pode não estar familiarizado. Este material tem o intuito de trazer informações que você pode precisar para compreender a experiência de vida diferente desse aluno, e responder algumas questões que você pode ter.

Como é o aluno pagão?

Por seguir tradições religiosas não dogmáticas, existe uma vasta gama de denominações dentro do paganismo. As mais comuns são a Wicca, o Druidismo, o Asatru, e aqueles que se denominam simplesmente pagãos. Do mesmo modo que você tem evangélicos neo-pentecostais, batistas, presbiterianos, católicos, ou simplesmente pessoas que se denominam cristãs, cada um com suas características, mas todos com características em comum. Graças a essa variedade, nem tudo que for dito será totalmente válido para todos os pagãos, mas engloba as características mais comuns, que podemos generalizar como pagãs; seu aluno ou os pais dele explicaram se alguma de suas práticas for diferente destas.


Um aluno pagão pratica uma religião politeísta e baseada na natureza

Um aluno pagão:

- vai honrar a divindade como Deusas e Deuses, ou Deusa e Deus, às vezes com uma ênfase na face feminina da divindade; graças a isso, alunos pagãos buscam um tratamento de gênero igualitário, em todas as suas relações sociais;

- vai ter celebrações religiosas de acordo com fases da lua (principalmente a cheia), sozinho ou em pequenos grupos, e cerimônias marcando o início e ápice das estações do ano, em grupos maiores. Essas celebrações podem ser chamadas de muitos modos: rituais, círculos, blots, esbaths, sabás, entre outros. Esses grupos, essas congregações de pagãos, podem ser chamados de covens, círculos, e outros, de acordo com as diferentes tradições.

Nessas celebrações e no cotidiano, alguns dos objetos encontrados no altar pagão são estátuas ou símbolos dos Deuses, velas, cristais, varinha, punhal (sabendo que esse punhal de uso ritual não tem fio, sendo um símbolo, não uma ferramenta de corte), taças, caldeirão, incenso, e símbolos como a estrela de cinco pontas, chamada de pentagrama ou pentáculo.

- pode usar símbolos religiosos como joalheria. Do mesmo modo que um católico usa uma cruz ou uma imagem de santo no pescoço, um aluno pagão poderá usar uma imagem de Deusa ou Deus, um nó céltico, luas crescentes ou cheias, o olho de Hórus (símbolo egípcio), o machado de lâmina dupla (vindo do culto grego), espirais e triplas espirais (chamadas triskeles), o martelo de Thor, o yin-yang (símbolo do Tao), animais ligados a Deuses, como o lobo, o corvo, o dragão, e, o mais comum, o pentagrama ou pentáculo (uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo). A confusão do pentagrama com algum tipo de símbolo satânico vem do uso que satanistas fazem do pentagrama invertido (assim como invertem a cruz cristã). O uso do pentagrama pelos pagãos está fundamentado nos gregos Pitagóricos, que usavam a estrela simbolizando sabedoria e equilíbrio, e dentro do círculo, ligando isso à idéia de eternidade e unidade.

- irá ver a Divindade como imanente na humanidade e na natureza, e verá todas as coisas conectadas umas às outras. Isso normalmente se traduz em um interesse pela ecologia e o ativismo, e uma fascinação pelos ciclos naturais.

- irá acreditar em magia, mas não a mágica dos truques ilusionistas. Isso inclui crer em conceitos como o de campos de energia pessoal, como o conceito chinês de chi, e também inclui o uso de rituais e ferramentas para dramatizar e gerar um foco de pensamento positivo, e técnicas de visualização. (podemos comparar com as atitudes ritualizadas dentro de qualquer outro culto religioso) Isso não significa que o estudante pode mexer o nariz e limpar a sala, invocar espíritos ou demônios, ou fazer qualquer coisa que quebre as leis naturais, embora, como qualquer outra criança, ela possa desejar poder fazer essas coisas. Isso também não significa que o aluno possa enfeitiçar ou amaldiçoar, porque nossa estrutura ética acredita que as ações sempre retornam para quem as fez, e esse tipo de atitude é proscrita.

- é quase certo que acreditará em reencarnação. Esta é crença mais comum entre todas as vertentes do paganismo, mas não é universal. De todo modo, seu estudante pagão não acredita no conceito de Céu e Inferno; ele irá acreditar em outros conceitos de “outro mundo”, como a Terra do Verão céltica, o Valhalla, o reino honrado das religiões do norte da Europa, ou nos campos sagrados de algumas tribos indígenas, entre outros.

- pode chamar a si mesmo Bruxo, Wiccano, Pagão, Neo-Pagão, Adorador da Deusa, Asatruar, Druida, entre outras definições. Palavras de conotação mais negativa, como feiticeiro, não são bem aceitas, pelo preconceito implícito nelas. E embora ele possa ou não se ofender com os estereótipos, ele provavelmente se apressará em dizer que as figuras de pele verde, nariz longo e curvo, caricatas, em cartazes de halloween ou livros de histórias não se parecem com ele ou sua família.

Um aluno pagão é educado em uma ética que enfatiza tanto a liberdade pessoal como a responsabilidade pessoal.


A ética pagã permite uma grande liberdade pessoal, desde que aliada a uma forte responsabilidade pessoal. A base primária para a ética pagã é a compreensão de que tudo está conectado, que nada que se faz deixa de afetar os outros, e que toda ação tem uma conseqüência. Não existe o conceito do perdão dos pecados no nosso sistema ético: as conseqüências de uma ação devem ser encaradas, e é necessário que haja uma reparação em relação a quem foi prejudicado. Não existem regras arbitrárias sobre questões morais; cada ação deve ser pesada em relação ao dano que poderia causar a alguém. Assim, por exemplo, a homossexualidade consensual não tem nenhum peso moral negativo, porque não prejudica ninguém, mas fazer “brincadeiras” com as características dos outros (como o bullying), será considerado muito errado, porque prejudica a integridade e a auto-estima daquele que está sendo vítima da “brincadeira”. Um bom exemplo de como essas regras éticas são entendidas é a Lei Tripla da Wicca, que diz “tudo que fizer voltará para você três vezes.”
Um aluno pagão abraça o paradigma da diversidade.

Como as religiões pagãs se enxergam como um caminho entre muitos, e não o único caminho para a verdade, e porque pagãos enxergam uma variedade de divindades em seus panteões, tanto masculinas quanto femininas, os pequenos pagãos crescem em uma atmosfera que desencoraja a discriminação de raça, gênero, etc, e incentiva a individualidade, a auto descoberta, e o pensamento independente. Também é provável que ele tenha aprendido religião comparada; a maioria dos pagãos tem como atitude não forçar suas crenças na criança, mas ensiná-las e apresentá-las também a outras crenças religiosas, permitindo que decidam quando tiverem idade para tal. De todo modo, um aluno pagão provavelmente não terá um conceito emocional de Céu e Inferno, ou salvação na visão cristã, embora ele conheça a respeito de um modo teórico. E um aluno pagão está acostumado a respeitar os textos sagrados de outras religiões, mas não a acreditar neles literalmente, quando conflitam com os conceitos científicos ou se propõem a ser a única verdade. Para um jovem pagão, os Vedas hindus, a Bíblia ou o Tao Te King tem o mesmo valor, e merecem o mesmo respeito. O que não significa que ele terá suas crenças fundamentadas em nenhum deles, e irão esperar o mesmo respeito à suas crenças, que devotam à crença dos outros.


É provável que um estudante pagão aprecie leitura, ciências e profissões humanistas


Margot Adler, publicou na edição de 1989 de seu livro Drawing Down the Moon, uma pesquisa sobre o perfil dos pagãos. O resultado mostra que uma das coisas que os pagãos tem em comum apesar de suas diferenças é um voraz apetite pela leitura e o aprendizado. Pagãos também estão muito representados na área de informática e no campo de saúde/cuidado. Crianças pagãs tendem a ter familiaridade com computadores desde cedo. *

Apesar de suas crenças serem muitas vezes incompreendidas, as religiões voltadas para a terra tem crescido nas últimas décadas, e geram grande satisfação espiritual em seus praticantes. Com a atual corrente de apreciação da diversidade e a tolerância, mais pessoas agora compreendem que as diferenças entre raízes culturais trazem perspectivas que devem ser valorizadas e não temidas. Nossa esperança como educadores é que este material providencie informações para que você possa compreender melhor seus alunos pagãos. ______________________________________________________________________________
*pesquisa feita nos Estados Unidos, mas com resultados provavelmente próximos aqui.

Tradução/adaptação do texto You Have A Pagan Student In Your School - A Guide For Educators de Cecylyna Dewr, voltado para o universo que conheço e convivo, de pagãos e professores do Brasil por Sarah Helena “Filhote de Lua” – filhotedelua@yahoo.com.br
©1998 Cecylyna Dewr
A distribuição será bem vinda, mas dêem os créditos
Para mais infomarções contate
Pagan Pride Project – www.paganpride.org


dedicado por Sarah Helena * 1:27 AM
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[Monday, April 10, 2006]

Muito tempo sem postar...

Queria falar sobre xilogravura, mas vou deixar para outra hora.

Também queria falar sobre ausências e a delícia de ter alguém longe em quem se pensar, agora que o meu And está em Rio Claro.

Mas o tempo vai passando e sem problemas, as coisas vão se transformando na mente. Outra hora escrevo sobre cada uma dessas coisas.


dedicado por Sarah Helena * 1:42 AM
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