Layout por:
The Sadgirl
[Monday, August 28, 2006]
Tem algumas mudanças no ar do Buscas. Apesar de nem sempre os posts serem tão frequentes quanto eu gostaria, ele tem se tornado especial demais. Peço desculpas para as pessoas que comentam aqui, quando demoro a comentar de volta. É que eu observo mais do que comento. Saibam que eu visito os blogs, e não é uma vez só, é toda semana, e cedo ou tarde eu vou comentar alguma coisa... sei também o quanto é gratificante receber um comentário... (um abraço pra Carla, que comentou meu post sobre o Líbano, assunto muito importante e que ainda ninguém tinha comentado)... Então vou tentar comentar mais por aí. Apesar do muito tempo que tenho fazendo blogs (nem parece, mas já são sete anos), nunca fui de participar da blogosfera. Escrevia para mim mesma, para as pessoas do meu convívio. Precisei tomar uma paulada terrível para ficar com vontade de escrever para os desconhecidos, de escrever coisas muito mais íntimas e internas e ao mesmo tempo, sem medo de jogarem isso contra mim.
Comecei esse blog no blig, logo que ele surgiu. Foi o primeiro blog que eu mexi no template. Na época, o Um Canto Pra Todo Mundo Ficar era bem diferente do que é hoje. Eu acabei passando por Buscas algumas atribuições do outro blog.
No início, eu era uma adolescente deslumbrada, que tinha acabado de ser iniciada na wicca embora nem tivesse muita idéia do que isso significasse. Logo no início dele passei pela primeira crise da idade adulta, embora ainda fosse adolescente. Foi a época em que eu me embrenhei no meu lado mais lua nova, mais escuro, e tenho orgulho de ter escapado inteira (mas não ilesa). Apesar de ter menos conhecimento, eu tinha uma vontade de vivenciar tudo e tinha uma força de vontade admirável. Crescer não me fez muito bem nesse aspecto.
Fiquei um bom tempo feito um bicho acuado, recolhendo meus pedaços sem saber o que fazer. Mas eu tinha aprendido a costurar, e me costurei, me refiz. Embora ainda não tenha de volta aquela vontade imbatível que fazia funcionar recortes de ritos tirados de livros de antropologia, eu acho que agora tenho minhas vantagens também.
Então, quando surgiu o blig pago, eles sacanearam o serviço gratuito, e fui parar no blogspot, junto com muitas outras pessoas. Foi um boicote coletivo, e acho que valeu a pena- o blogspot é uma ferramenta muito melhor, e o blog sofreu um salto de qualidade.
As pessoas ainda me procuram para ter conselhos, mas não necessariamente por causa do tarôt. É por mim mesma. E começam a me reconhecer como mulher, embora essa minha feição de menina não ajude (e eu não vou me maquiar para parecer mais velha, rs) , e me olham com respeito quando eu falo. Ter me tornado mãe me fez recuperar a auto estima, mas principalmente me fez recuperar o meu poder, minha visão. Eu estava cega em mim mesma, e quando o beija flor surgiu, eu estava de novo escutando o mundo girar. Eu aprendi tanta coisa e relembrei tanta coisa.
Agora, acho que uma nova mudança se faz necessária. O ar no blog começa a ter cheiro de coisa nova. Aguardem, porque a espera vai valer a pena.
dedicado por Sarah Helena * 3:25 PM
|
[Wednesday, August 16, 2006]
Escolho a faca debaixo do balcão. Ela é curta, afiada e quase sem uso. Desço até a metade da escada. Escolho um ramo meio verde ainda, embora já sem folhas. Suficientemente flexível. Levo ele comigo, depois de tirar os espinhos. A primeira vez não deu certo. Me emaranhei e tive de começar do começo. Tentei novamente. Nova falha. Peguei a linha, o círculo feito com o galho, e fui olhar a noite. Respirei. Senti a noite em mim. Pensei nos sonhos assando na teia, nos sonhos ruins ficando presos. E comecei a tecer de novo, pensando em uma pequena aranha. Volta após volta, começou a se formar. Linha esticada, volta inteira, retorno. Colocar a aranha. Um pedaço de concha lapidada. Nácar amarelado, bonito. Finalizar os nós, pendurar ouras pedras. Não tenho nenhuma pena. Vai ficando assim por enquanto. A teia está na janela. Sobre o berço. Cumprindo a sua função, de não deixar sonhos ruins entrarem para incomodar o beija flor... Instruções para fazer uma Teia de Sonhos http://www.nativetech.org/dreamcat/dreminst.html em breve, um post mais trabalhado sobre isso
dedicado por Sarah Helena * 3:53 AM
|
Colocando o atraso em dia... Tanabata Matsuri – 30 de Julho de 2006 A princesa Orihime é uma das filhas do Senhor Celestial. E é uma maravilhosa tecelã. Uma manhã, ela tecia diante da janela, e viu um lindo rapaz levando seus bois para o pasto. O belo pastor era Kengyyu, ele também muito dedicado a seu trabalho. Mas mesmo assim ele a viu pela janela, e ficou comovido de beleza. Percebendo isso, o Senhor Celestial permitiu que se conhecessem, e acabaram por se casar. Mas o amor e o prazer não são tudo que temos... existem deveres também. Como ficavam os bois sem irem ao pasto, enquanto Kengyyu deitava a cabeça no colo da princesa? Como ficava o tear, com as linhas se emaranhando, enquanto Orihime adormecia ouvindo a voz do seu pastor? O Senhor Celestial ficou muito bravo. Eles ficavam loucos de amor e deixavam seus deveres e lado! Então, como castigo, colocou cada um de um lado da Via Láctea. Fazer seus deveres, eles faziam. Mas tomados de imensa tristeza. Então, vendo a princesa definhar, seu pai decidiu abrandar o castigo: no sétimo dia do sétimo mês do ano lunar, ele ergue a Via Láctea e permite o encontro dos dois. E nesse caminho, a princesa recolhe os pedidos das pessoas da Terra, e leva para seu pai, para que sejam realizados. Hoje, ainda podemos ver a princesa: seu brilho é o da estrela Veja. E podemos ver o lindo pastor, brilhando como a estrela Altair. Esse dia de fazer desejos é o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. Dia 30 de Julho eu estive lá, amarrei pedidos nos bambus, por mim, pelo Koshari e pelo beija flor. Espero que a Princesa leve meus pedidos para o céu... Metade de uma meta cumprida. Preciso só de mais um evento oriental este ano... nossa, que sacrifício...
dedicado por Sarah Helena * 3:31 AM
|
[Tuesday, August 01, 2006]
Quando eu amamento, eu alimento com leite e com amor. Alimento o corpo e o espírito. Fortaleço meu filho com meu leite, e também com o contato que ele tem com meu corpo; É a energia e o calor que vem de mim, é a batida do meu coração, que alimentam ele junto com o leite.
Durante muito tempo, fizeram de tudo para roubar da mulher o poder. Dizer que a mulher é sexo frágil não é mais que a pontinha do gelo: isso incluiu também a medicalização do parto (as pessoas acham que é impossível ter filho sem médico e hospital; pois é, tá aqui o beija flor provando que isso é mentira), e uma campanha terrível de desvalorização da amamentação.
Pior que tudo, descobriram que desvalorizar a amamentação era uma fonte inesgotável de dinheiro. E da-lhe vender mamadeira, fórmula, "leite ninho". E dizer que leite de mulher é fraco, é pouco, seca ao primeiro susto. Deixaram a mulher cheia de medo, envergonhada de dar o peito.
Amamentar é um rito de passagem tão importante quanto dar a luz. Tem seus êxtases e seus desesperos. Engraçado que a dor, assim como no parto, quando se torna insuportável, vai embora. Eu tive uns vinte dias terríveis com isso. Sangramento, dor, incômodo. mas passou. E ficou o que? Fica o orgulho, fica a certeza de meu elo com a Terra: eu sou uma nutriz.
E ser uma nutriz é algo mágico. Eu sou capaz de sustentar outra vida além da minha, com meu próprio corpo. Meu leite é o melhor de mim. Carrega um poder ainda maior que meu sangue: porque o sangue é a promessa, mas o leite é a realização.
Me sinto mais alta e mais forte quando amamento. Quando o beija flor fecha os olhos, deliciado, confiante, apoiado em mim, até ficar quase adormecido, ou quando me olha e ri enquanto mama, me sinto mais mãe, mais terra, me sinto unida a ele por laços que nada pode romper. Eu me dôo para ele e recebo de volta seus passos vacilantes, seu canto, sua confiança.
Quando deito na cama, o koshari abraçado e mim, o beija flor mamando, conheço o real sentido de unidade. Somos três e somos um... e meu leite muitas vezes escorre, e dou como dádiva esse leite para a terra, que generosa, me devolve em felicidade.
dedicado por Sarah Helena * 3:35 AM
|